quarta-feira, 30 de julho de 2008

O ANDEBOL NO BELENENSES...


No Clube de Futebol OsBelenenses, o andebol é uma das modalidades de maior tradição com vários títulos nacionais alcançados, tendo-se sagrado já campeão nacional de seniores por cinco vezes, a última das quais em 1993/94.
Introduzido no clube em 1932 pela mão do inesgotável dirigente Acácio Rosa na variante de 11 jogadores e disputado em campos de futebol, a estreia ocorreu nas Salésias tendo por adversário o Sport Lisboa e Benfica. No final o resultado de 4-0 desfavorável aos azuis não desmobilizou e, nesse mesmo ano, a equipa de segundas categorias conquista para o clube o primeiro título oficial, ao vencer na final, por 3-1, o Sporting Clube de Portugal. Um ano mais tarde repetir-se-ia a conquista da mesma prova.A 1 de Janeiro de 1945, de novo nas Salésias decorre a primeira partida de uma equipa estrangeira de andebol de onze em Portugal. Na ocasião a Selecção de Lisboa recebe a de Madrid e vence por concludentes 8-1 com uma equipa, comandada por Acácio Rosa, onde alinhavam nove jogadores do Belenenses.Com o final da temporada de 1947/48 chegou o primeiro título nacional conquistado, com a vitória no campeonato nacional de andebol de 11.Na época de 1973/1974 o Belenenses conquista o segundo título nacional na modalidade, e o primeiro na variante de sete, numa temporada de ouro, acumulando as vitórias na Taça de Portugal e no Campeonato Metropolitano. A década de 70 revelar-se-ia a mais profícua com mais dois triunfos no campeonato nacional (1975/76 e 1976/77) e nova Taça de Portugal (1977/78), num período em que o clube acumulou o maior número de presenças em provas internacionais (1975, 1977 e 1978 na Taça dos Campeões Europeus, 1974 e 1978 na Taça dos Vencedores das Taças). Foi aliás neste período que o Belenenses conquistou o seu único triunfo nacional em provas oficiais de femininos ao vencer a Taça de Portugal (1973). Em 1981/1982 os azuis voltam aos títulos com a conquista da Taça de Portugal, feito que repete em 1983/84, e dois anos mais tarde (1984/1985) vencem de novo o campeonato nacional. A sala de troféus do Restelo acolhe ainda, em dois anos consecutivos (1984 e 1985), exemplares da SuperTaça. Ao longo do seu historial o Clube de Futebol «Os Belenenses» conquistou o título máximo nacional por 5 vezes, tendo obtido o último dos quais na temporada de 1993/1994.Das escolas de formação do clube, reconhecidas como uma das melhores do país, saíram inúmeros jogadores de categoria nacional e internacional que representaram as selecções nacionais ao mais alto nível. É essencialmente neste sector que se pretende renovar a aposta, continuando a projectar para o futuro o valioso histórico da modalidade no Clube, mas tendo sempre o presente como uma realidade a compreender.

ORGANOGRAMA FUNCIONAL 2008.2009


Distribuição de Responsabilidades:



terça-feira, 29 de julho de 2008

"Mensagem..."


O ANDEBOL é um desporto que exige velocidade, força e resistência. Muita coordenação, equilíbrio e flexibilidade. Mas sobretudo muita concentração, inteligência e raciocínio. Só pode ser praticado com disciplina e respeito por todos os intervenientes, com muita amizade, solidariedade e ESPÍRITO DE GRUPO.


Carlos Garcia


APRESENTANDO OS RESPONSÁVEIS (4 - Pedro Domingos)...


DIRIGENTE

Pedro Alexandre Santos Domingos


Coordenador Administrativo da Escola de Formação


Treinador de Andebol do 1ºGrau

segunda-feira, 28 de julho de 2008

CONHECER O ANDEBOL...


O Andebol...
... é uma modalidade desportiva colectiva criada pelo alemão Karl Schelenz, em 1919 — embora se baseasse em outros desportos praticados desde finais do Século XIX na Europa setentrional e no Uruguai. Inicialmente era praticado na relva num campo similar ao do futebol com dimensões entre 90m a 110m de comprimento e entre 55m a 65m de largura, a área do guarda-redes tinha um raio de 13m, a baliza 7,32m de largura por 2,44m de altura ( a mesma do futebol). O jogo era disputado por duas equipes de onze jogadores cada. Hoje em dia o andebol é de sete jogadores em campo e normalmente jogado em recintos com 40m por 20m, na maior parte cobertos. A área do guarda-redes mede agora 6 metros e a baliza tem 3m por 2 metros de altura.
Nos Jogos Olímpicos de 1936, disputou-se uma única vez o andebol de 11. Este desporto voltou a ser olímpico em 1972 na actual variante.



Em Portugal...
... diz assim a história: Fundada em 1 de Maio de 1939, por iniciativa das associações de Lisboa, Porto e Coimbra, a Federação Portuguesa de Andebol, actualmente Federação de Andebol de Portugal, foi o corolário lógico do desenvolvimento de uma modalidade que, segundo os dados existentes, tem o seu arranque em Portugal ligado a Armando Tschopp, responsável pela publicação das suas regras no extinto jornal Sports, em Novembro de 1929. Divulgadas as regras e desenvolvidos os passos iniciais, as associações de Lisboa e Porto organizam as primeiras competições oficiais no ano de 1932, ainda na variante de onze, já que o andebol de sete só apareceria bastante mais tarde (1949). Para a história ficam, ainda, a realização do I Porto-Lisboa (Junho de 1934) e a entrada da FPA como estado fundador de Federação Internacional de Andebol (IHF), em 1946.
Hoje, a realidade é bem diferente. Ninguém duvida de que o andebol está no top das modalidades e é uma referência a nível nacional e internacional. Os números dizem tudo: mais de 30 mil atletas e agentes desportivos; prática regular de norte a sul, no continente e nas regiões autónomas; a modalidade mais praticada pelas mulheres portuguesas. A presença regular do andebol português nas mais importantes actividades internacionais atrai mais público e provoca um crescendo de audiência, nomeadamente nas cada vez mais frequentes transmissões televisivas.

APRESENTANDO OS RESPONSÁVEIS (3 - Andreia Vinagre)...

TREINADORA


Andreia Susana Vinagre, 20 anos

Estudante do 12ºano – Desporto, possui o Primeiro Nível de Treinador de Andebol. É praticante da modalidade desde 1998 ( Clube Carnaxide Cultura e Desporto e Assomada) tendo iniciado a carreira de técnica em 2004 no Clube Carnaxide Cultura e Desporto, integrando os quadros técnicos do Belenenses em 2006, onde já obteve inúmeros sucessos regionais nas categorias de minis e infantis.


APRESENTANDO OS RESPONSÁVEIS (2-Gualter Ribeiro)...


TREINADOR

Gualter Luis Neves Ribeiro

12ºAno escolaridade, Humanidades, 25 anos.

Treinador de Andebol Grau 3.

Atleta:
ES António Gedeão Andebol Clube (Iniciados/Juvenis/Juniores)
Núcleo Antigos Alunos Liceu Passos Manuel (Juniores)

Treinador:

ES António Gedeão Andebol Clube

2000/01
Infantis – Campeonato Regional de Setúbal

2001/02
Iniciados – Vice Campeão Nacional

2002/03
Iniciados – Campeonato Regional de Setúbal

2002/03
Juvenis – Campeonato Regional de Setúbal

Independente Futebol Clube Torrense

2003/04
Juvenis – Campeonato Nacional da 1ª Divisão

Clube de Futebol "Os Belenenses"

2004/05
Infantis – Campeonato Regional de Lisboa
Juniores – Campeão Nacional da 1ª Divisão/Finalista da Taça de Portugal

2005/06
Infantis – Campeão Regional de Lisboa/5ºLugar na Fase Final/Campeão Taça de Lisboa
Juniores – Vice Campeão Nacional/Finalista na Taça de Portugal

2006/07
Iniciados – 6ºLugar na Fase Final da 1ª Divisão/ Campeão Taça de Lisboa

2007/08

Iniciados – 4ºFase do Campeonato Nacional da 1ª Divisão

APRESENTANDO OS RESPONSÁVEIS (1 - Carlos Garcia)...

COORDENADOR DA ESCOLA DE FORMAÇÃO


Carlos Alberto Ferrão Garcia

Licenciado em Educação Física, 51 anos.

Professor Titular do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas Mestre Domingos Saraiva no Algueirão

Treinador de Andebol Grau 3

Formador da European Handball Federation


Historial mais significativo na modalidade:

Jogador entre 1971 e 1979 do Sport Lisboa e Benfica.

Treinador dos escalões de Formação do Sport Lisboa e Benfica, Treinador Adjunto dos séniores do Sport Lisboa e Benfica, Treinador dos Juvenis do Clube Atlético da Encarnação.

Treinador Adjunto da Selecção Nacional Sénior em 1994. Treinador Adjunto da Selecção Nacional de Esperanças Masculinas em 1989.

Técnico da Federação Portuguesa de Andebol entre 1987 e 1998.

Responsável pelo Departamento de Formação da Federação Portuguesa de Andebol. Vinte e seis trabalhos publicados e mais de uma centena de cursos ministrados em Portugal.

Responsável pelo relançamento do Projecto Nacional do Mini-Andebol e do Andebol de Praia na Federação Portuguesa de Andebol.

Membro do grupo Fundador do projecto do Mini-Andebol da European Handball Federation. Prelector em 11 cursos leccionados em Portugal, Malta, Cabo Verde, Bulgária, S.Tomé, Itália, Croácia, Argentina e Turquia.

Coordenador da Escola de Formação de Andebol do Clube Futebol Os Belenenses.

HOMENAGEM em 2006 da Associação de Andebol de Lisboa, pela dedicação à modalidade.

Nomeado Formador, para o Mini-Andebol pela IHF em Setembro de 2008.




sábado, 26 de julho de 2008

PRINCIPAIS OBJECTIVOS DA ESCOLA DE FORMAÇÃO


Promoção e divulgação da Modalidade.
Promoção e divulgação do Clube / Escola Parceira.
Educação Desportiva dos Intervenientes.

Valorização dos Quadros Competitivos do Clube.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Do Vice-Presidente JORGE SERRA...

Vejo com satisfação que o esforço foi recompensado, e só com muito trabalho conseguimos atingir os nossos objectivos. A Escola de Formação de Andebol está de parabéns, e para a próxima época contamos com todos para continuar neste grande dinamismo, em prol do desporto e se possível alargar a outras modalidades. Um forte abraço.
J.Serra
V.Presidente
C.F.Os Belenenses

2007-2008 SATISFEITOS...


Catorze meses depois de iniciado, este projecto resiste e recomenda-se. A satisfação é geral, pelo menos da Equipa Técnica e Directiva. Os atletas e consequentemente os seus familiares, pensamos também não devem estar desiludidos. Nada é perfeito e muita coisa existe para melhorar. Cá estaremos para o fazer no futuro. A cerca de meia centena de praticantes que movimentámos esta época dão-nos bons motivos para acreditarmos que estamos no bom caminho. Pelo meio ficou uma mudança de Direcção no Clube Futebol Os Belenenses, alguns azares puramente resultantes do empenho e dedicação na prática desportiva (lesões de atletas “chave”) e muitos êxitos dentro das quatro linhas. Aliás no global, as equipas da Escola de Formação apresentam uma percentagem de sucesso superior a 85%.

Relembramos que os nossos grandes objectivos são formar pessoas, formar atletas e no fim formar andebolistas. Não alterámos o rumo, respeitámos os praticantes e os diferentes patamares em que se encontram e obtivemos resultados práticos de grande realce.


Orgulhosamente destacamos o brilhante comportamento desportivo que todos os atletas tiveram ao longo da época, cada vez que representavam o projecto. E mais uma vez repetindo, que embora os resultados não fossem prioritários, sempre servem para aferir, e aqui destacamos:

Vitória no Torneio de Abertura de Infantis da Associação de Andebol de Lisboa.
Campeões Regionais da II Divisão da Associação de Andebol de Lisboa
3ºLugar na Zona 10 da 1ª Fase do Nacional de Infantis
Vencedor da Fase Complementar Zona 12 do Nacional de Infantis
Vencedores do I e II Torneios Internos de Minis.
Vencedor do 1º Festand da Amadora em Minis
14º Classificado no Encontro Nacional de Minis Masculinos
Com os atletas do Polo do Algueirão, e participando em competições escolares, 2º Lugar no I Encontro Escolar e 2º Lugar no II Encontro Escolar.
2º Classificado no Torneio de Salvaterra em Infantis
2º Classificado no Torneio do Sporting em Infantis
2º Classificado no Torneio Internacional de S.João da Madeira em Infantis.
3º Classificado no Torneio de Encerramento da Associação de Andebol de Lisboa em Infantis Masculinos.

Treinos realizados no Polo do Algueirão: 74
Treinos realizados no Restelo: 156

TOTAL: 230 SESSÕES DE APRENDIZAGEM CONCRETIZADAS

Atletas do CFB saídos do Polo do Algueirão: 6

Obrigado...

a palavra para os Treinadores e equipa Dirigente que com enorme dedicação e profissionalismo levaram a bom porto este projecto: Bem-Hajam.

Um agradecimento também para todos os que nos ajudaram, ora apoiando iniciativas, ora contribuindo materialmente para a valorização do projecto, ora ajudando na sua divulgação. Esperamos continuar a contar com a vossa confiança.

Um enorme agradecimento aos familiares por todo o empenho demonstrado.

E por último o obrigado a todos os atletas, na certeza que se recordarão de nós...


BOAS FÉRIAS... BOM DESCANSO

REGRESSO AOS TREINOS:

MINIS / BAMBIS / INFANTIS
DIA 2 DE SETEMBRO DE 2008
18:45 – ALGUEIRÃO (Treinos 3ª e Sáb)
18:30 – RESTELO (Treinos 3ª,4ª,6ª,Sáb)
INICIADOS:
25 DE AGOSTO - RESTELO
JUVENIS:
22 DE AGOSTO 16:00H, RESTELO




O Coordenador da Escola


Prof. Carlos Garcia